Gente que se amontoa pra ver acidente

Dia desses saiu uma matéria em diversos jornais, comentando da queda da ciclovia lá no Rio de Janeiro.

Teve de tudo: teve desculpinha sem-vergonha básica das autoridades, teve mil técnicos que disseram que era óbvio que ia acontecer (depois que aconteceu), teve o Roger do Ultraje A Rigor falando besteira…mas o acontecimento relacionado mais inesperado e talvez mais chocante foi o de pessoas que, ao lado dos corpos dos que morreram nessa tragédia, jogavam tranquilamente seu rotineiro futebol.

mortos na praia depois da queda da ciclovia
foto por Felipe Dana

Deixando de lado o tópico óbvio e sério da banalização da violência e calamidade em que nos encontramos no nosso país, que apresenta números de guerra civil, digo o seguinte: se é irritante a quantidade de curiosos que se amontoam cada vez que acontece um acidente, ainda é melhor do que todo mundo ignorando e seguindo suas vidas como se nada tivesse acontecido.

É mesmo de tirar do sério: engarrafamento gigante, você pensa “deve ter acontecido algo”, e aconteceu mesmo: faz 5 horas que deu um acidente, se houve algum ferido ou pior, os devidos encaminhamentos já foram dados faz “ó” – mas a galera continua passando beeemmm devagarinho ao lado dos carros batidos, olhando com um olhão arregalado e esticando o pescoço pra ver tudo nos mínimos detalhes, uma multidão de curiosos. E é igual com os acidentes, assaltos, fatalidades de todo tipo que acontecem na rua, na chuva, na fazenda.

Freud explica. O humano tem fascínio pela morte, pela morbidez, é algo que nos causa medo, pavor, curiosidade, queremos ver, mas não queremos. É humano, demasiadamente humano.

Então, se serve de consolo, no momento em que você dá graças a Deus por não ter uma bazuca no carro, porque se não ia resolver a curiosidade das lesmas na sua frente bem rapidinho, pense que podia ser pior: podia estar todo mundo passando reto, não dando a mínima e mesmo depois de 5, 10, 20 horas passadas, a vida ia continuar e as pessoas envolvidas no acidente e esperando ajuda, ainda iriam estar esperando.

Texto por Ana Victória Foganholi

Página do Não Gostou? Faz o seu. no Facebook

Um comentário em “Gente que se amontoa pra ver acidente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s